quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Compaixão e Algo a Mais...




Compaixão é um assunto muito tocado sempre, mas será que sabemos o que realmente significa compaixão? Para entender melhor, procurei  no Google e achei um significado bem apropriado:
Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
 Complementaria ainda dizendo: Compaixão é a aceitação do outro, de como ele é e se apresenta, pois bem, você aceita o outro, ou quer moldar todo mundo com o seu jeito? Claro que tudo seria bem mais fácil se as pessoas e as coisas fossem e acontecessem exatamente da maneira que a gente quer, mas isso não possível, como vocês já devem ter visto....
As atitudes, hoje, até mesmo por causa da falta de tempo, de valores, de compaixão estão desprovidas de amor, isso mesmo que vocês acabaram de ler, amor. Fazemos as coisas por obrigação, e não por amor, e me diga quem se sente bem fazendo algo por obrigação? É um desgaste muito grande para a pessoa que faz e a que recebe, fica um peso, um cansaço. E o sentimento de compaixão não é para resultar nesse peso e sim, numa alegria profunda de ter ajudado a alguém, mas não dando dinheiro, como muitas pessoas fazem, e sim doando seu tempo até mesmo para cuidar de pessoas mais velhas em sua família, por exemplo. Cuidar de seus avós sem esse sentimento de obrigação, e sim de profundo respeito e admiração pelo que eles foram e te proporcionaram, afinal, sem eles, vocês não estariam aqui.
Compaixão não pressupõe você ser prepotente como "eu estou melhor e posso te ajudar porque estou melhor", pelo contrário, ser humilde em aceitar o outro com se apresenta e ajudá-lo da melhor forma possível. Se isso for muito difícil de aceitar para você, se não fizer com compaixão, não faça, não se comprometa, afinal, não conseguirá sair do sentimento de obrigação e assim, como já disse acima, você se estressa, se cansa, adoece. Comprometa-se, então, em ter um ideal e e realize-o com ética.
Na compaixão não se impõe pela força, nem se faz valer pela lei do mando, e sim pelo amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê opinião! Isso é sempre válido.