sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ciúmes



Sentir ciúmes é algo absolutamente normal para algumas pessoas e elas até dizem que gostam quando alguém sente ciúmes, pois isso significa que a pessoa a ama. Discordo disso!
Sentir ciúmes remete a posse, e como já afirmei em Desapego, ninguém é de ninguém. "Ah, então quer dizer que eu posso partir para o desapego e beijar muito?" Não! Essa frase clássica relacionada ao desapego não pode ser interpretada desse jeito. Afinal, a partir do momento que você aceita se relacionar com outra pessoa você deve, no mínimo, respeito e comprometimento a ela.
"Mas então como funciona esse respeito?" Poucas pessoas conseguem entender e usar esse respeito nos relacionamentos. Quando estamos apaixonados e nos relacionamos achamos que a pessoa é nossa e ficamos tão dependentes e presos a ela que acabamos nos esquecendo que tínhamos uma vida sem a pessoa "amada",e ainda pior, acreditamos essa pessoa acaba sendo a nossa exclusiva fonte de felicidade. E como a  Paixão toma conta de todos os nossos sentidos, acreditamos que a pessoa que nos apaixonamos é exclusivamente nossa, e não é! Acabamos rompendo com a liberdade que ela tem e as deixamos presas a nós.
O sentimento ciúmes surge do medo de perder! Mas você não pode perder aquilo que nunca foi seu! A pessoa com quem você relaciona não é SUA, e por isso você não pode perdê-la! Portanto, sentir ciúmes é inútil. Ao invés do ciúmes, você deveria respeitar o espaço dessa pessoa, dar liberdade e viver o momento da melhor maneira possível para que os dois possam crescer juntos, mas não amarrados.

Para ilustrar melhor esse post deixo a dica de um vídeo sobre uma lenda indígena: "Voem juntos, mas nunca amarrados"

Um comentário:

  1. Boa, Thamires! Esse trecho "Mas você não pode perder aquilo que nunca foi seu!" me fez lembrar de um ensinamento:

    Se é que alguém é de alguém, em 1º lugar é de Deus. Depois, é dele mesmo. Depois, dos pais que o trouxeram ao mundo. Ou seja, o 4º lugar da fila não é lá uma posição muito confortável pra quem quer ser exclusivo para o outro, não?

    Adorei o texto e a lembrança!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Dê opinião! Isso é sempre válido.